COMO ENTRAR NO MERCADO DE ALTO PADRÃO?

Esta é uma pergunta que muitos alunos me fazem.

Este segmento de imóveis, além do estatuto dentro desta atividade, permite obter altas comissões.

Normalmente, os compradores com um alto poder de compra fazem a aquisição de vários imóveis e as suas indicações a amigos e familiares por norma também geram altas comissões pois estes também pertencem ao mesmo segmento social.

Para atrair este tipo de clientes, devemos investir o nosso tempo entendendo como eles pensam, o que desejam e o que esperam dos profissionais a quem confiam os seus negócios.

Normalmente são classes elitistas, muito exigentes e que valorizam o detalhe. Quando confiam incluem o profissional escolhido no seu grupo normalmente muito fechado.

E é desta forma que se inicia o processo de Networking dentro deste segmento de mercado. 

Muitas vezes são clientes pouco pacientes, querem respostas quase instantâneas para os desafios que vão aparecendo. 

E, para corresponder às suas expectativas, o profissional tem de estar bem preparado nas mais variadas vertentes do negócio (ter uma qualificada rede de apoio em serviços como arquitetos, design de interiores, advogados, etc.) 

Trabalhar com clientes de alto padrão não acontece com a rapidez que muitos profissionais desejariam. É um processo longo que exige muita dedicação e estudo.  

Deves frequentar eventos e espaços onde se encontram este tipo de clientes, tais como restaurantes de luxo, clubes de golfe, equitação, eventos na área das finanças, tecnologias, etc. por isso é necessário estar preparado financeiramente para acompanhar os seus hábitos.

Mostra sempre a maior disponibilidade (não confundir com submissão) para ajudar na resolução dos problemas que lhes surgirem mesmo que por vezes tenhas de fazer de forma gratuita. É um investimento a longo prazo.

Outro ponto importante é te manteres informado sobre o que se passa na sociedade, assuntos económicos, sociais, financeiros, etc. 

Esforça-te por desenvolver e manteres um elevado grau de cultura geral para poderes acompanhar de forma fluída as conversas que vão surgindo. 

E, claro, a tua apresentação pessoal deverá ser sempre elegante e irrepreensível, sempre adaptada ao espaço ou evento onde te encontras com os teus clientes.

Como trabalhar o marketing para imóveis de alto padrão?

O nível de exigência dos clientes de alto-padrão passa também pela qualidade do marketing que lhe é oferecido. 

Analisa os hábitos de divulgação de parceiros de negócio que trabalham este segmento de mercado e inspira-te no seu trabalho de divulgação, criando assim estratégias adequadas a este mercado.

Nas redes sociais não necessitas ter muitos seguidores mas sim aqueles que pertencem a uma classe com um alto poder aquisitivo. 

Poderás, inclusive, criar uma rede social direcionada para este tipo de segmento. 

Como divulgar imóveis de alto padrão?

Por ser muito exigente, o público de alto padrão espera um extremo cuidado na divulgação dos seus imóveis. 

Ser um consultor imobiliário de imóveis de luxo, geralmente passa pela contratação de um fotógrafo profissional, que vai poder destacar os melhores ângulos de um imóvel, a melhor luz e desta forma conseguir atrair a atenção do potencial comprador.

Deve incluir nos anúncios os diferenciais do prédio e/ou da envolvência do imóvel, detalhes sobre sua segurança e o que torna aquela região valorizada no mercado.

E se o prédio ou o projeto do imóvel for assinado por um arquiteto ou um reconhecido gabinete de arquitetura, é importante referenciar esse pormenor pois agrega muito valor.

Anunciar imóveis de luxo também passa por destacar os diferenciais arquitetónicos e materiais de um determinado imóvel. 

O público deste segmento sabe identificar mármore, piso de madeira maciça e outros detalhes de acabamentos, e adora novidades tecnológicas e imóveis inteligentes. 

Outro ponto importante é conhecer a fundo o condomínio e seus arredores. O cliente de alto padrão preserva muito a sua qualidade de vida.

Os imóveis de alto padrão não permitem uma rotatividade de transação como acontece com o segmento de classe média.

O facto deste segmento pertencer a uma ínfima minoria da sociedade, aliada ao alto valor aquisitivo, deverás estar preparado financeiramente para a eventualidade de teres que estar alguns meses sem vender. 

O teu perfil deverá ser aquele profissional que, ao invés de se sentir motivado por várias vendas recorrentes, aprecia aquelas que lhes proporcione altas comissões.

De outra forma, poderás sentir muita ansiedade pelo facto de não estares a ver encaixe financeiro regular e isso claramente será um fator prejudicial para quem trabalha este segmento de mercado.