Ser organizado e disciplinado não é uma tarefa fácil para um agente imobiliário. São muitas as tarefas diárias a serem executadas, desde prospecção, posicionamento, distribuição de publicidade, follow-ups, angariações, relatórios de acompanhamento, estudos de mercado, visitas, ufa!!

Por isso, é preciso planear uma rotina para que esse processo não seja tão desgastante. 

Neste artigo, vou te explicar como seres mais produtivo no teu dia a dia sem que o processo tenha de ser tão desgastante.

1) Define os teus horários

Em que parte do dia tens maior rendimento? Por exemplo, eu sempre funcionei muito bem logo de manhã que é quando tenho o meu pico de energia. 

Mas conheço muitas pessoas que é precisamente o oposto e assumem que à noite é quando têm maior rendimento.

A grande vantagem desta profissão é a flexibilidade de horários. Nesse sentido, define o teu horário e cumpre-o à risca, como se estivesses a trabalhar por contra de outrém.

2) Estabelece prioridades

Faz sempre primeiro as tarefas que menos te agradam. Seja dar uma notícia menos boa a um cliente ou tratar de um processo burocrático enfadonho. Trata primeiro do que tens sempre tendência a protelar. Vais ver que ganhas logo energia extra para fazer as tarefas restantes.  

3) Aprende a dizer “Não” 

Não queiras agradar o mundo. Isso é impossível, por muito “boa pessoa” que tentes ser. 

Não deixas de ser boa pessoa, bom colega, bom ser humano, por dizeres “não” a bem da tua produtividade. Rejeita alguns cafés e conversas de escritório que apenas sugam o teu tempo e tiram-te totalmente o foco das tarefas que tens a fazer. 

Evita chegares ao final do dia e teres a sensação que “o dia não rendeu”. 

Cometemos estes erros de forma muitas vezes inconsciente. Mas se passamos a ter consciência que eles existem, tornamo-nos mais responsáveis e com uma grande autoridade sobre a forma como gerimos o nosso tempo.

4) Delega trabalho

Evita achar que só tu é que fazes bem “aquela” tarefa. Delega e confia. 

Não podemos chegar a todas as vertentes do negócio e se tens pessoas que te podem ajudar, aceita esse facto. 

Não queiras ser um super-herói, ninguém te agradece por isso e não faz qualquer sentido. Aproveita da melhor forma os recursos que te oferecem. 

5) Tem uma vida pessoal versus profissional equilibrada

Viver só para o trabalho na maioria das vezes é contra-producente. Não te esqueças da pessoa mais importante, que és tu. 

Se te sentires bem vais estar apto a dar o teu melhor às pessoas que te são mais queridas. 

Ganhares muito dinheiro e não poderes ter uma vida tranquila e mentalmente saudável…qual a vantagem então? Pensa nisso.

6) Planeia as pausas

Trabalhar de forma ininterrupta diminui a tua eficiência. Devemos ser focados mas regrados. Planeia 15 minutos de descanso após cada 1:30 hora de trabalho. 

Será suficiente para que a tua produtividade dispare. Usa o despertador do telemóvel, não esperes por sentires a “mente cansada” para poderes parar. 

Joga sempre na antecipação e não na reacção.

7) Concentra-te na tarefa do momento

É fundamental fazeres uma tarefa de cada vez para atingires um resultado de excelência.

Desliga as notificações do telemóvel, principalmente emails e redes sociais. 

Estas formas de comunicação são a arma mais perigosa para acabarem com a nossa produtividade. 

Estas são dicas simples mas que colocadas em prática permitem que dispares o teu rendimento e aumentes a tua qualidade de vida profissional.

 

Bons negócios,

Mónica Silva

Real Estate Trainer

Portugal, Brasil e Angola